Culturalmente quem trabalha com produtos personalizados, já possui a prática de “cobrar” um valor %, antes de realizar a confecção de seus produtos. Isso costuma “assustar” quem não é comprador recorrentes de produtos personalizados, mas do nosso lado, temos que explicar que trata-se de produtos únicos, exclusivos, que se por acaso não for retirado, dificilmente teremos a oportunidade de passar para outra pessoas.
Já tive cliente, que me ligou informando que estava na esquina da loja, e até hoje não chegou para retirar a encomenda. Se cobrando um valor antecipado, já corremos o risco de não ter o restante, imagina não cobrar nada antes. Nesse vídeo, falo um pouco de como cheguei a cobrar 50% dos clientes, antes mesmo de trabalhar as artes, é umas das várias historinhas do P.H, que hoje serve de alerta para quem está entrando no mundo dos personalizados.
Clique aqui para fazer o Download da Arte.
Café com P.H, é uma série para uma boa conversa, histórias e convidados, levando conhecimento com um cheirinho de prosa, vem conosco nesse mundo da sublimação e personalizados em geral. Mas você, como trabalha essa questão de valores com clientes? Somente com pagamento antecipado ou confia em receber tudo depois do trabalho realizado?