Nesse vídeo vamos tirar todas as suas dúvidas para que você escolha a melhor impressora sublimática para realizar os seus trabalhos personalizados. Inicialmente vamos definir o tamanho da impressora e isso tem a ver com o nicho de mercado, se será uma impressora A3 ou se será uma impressora A4, onde eu defino isso?
Na área de atuação que você vai empreender. Por exemplo se a minha área de atuação é a de canecas e squeezes personalizados, eu não preciso ir para uma impressora A3 e, diga-se de passagem, uma impressora A3, como uma L1300, custa em torno de 3 vezes mais que uma impressora A4. Então se eu não preciso dessa impressora, eu não tenho necessidade de adquirir ela.
Se você tem como plano de negócio trabalhar com camisetas personalizadas, aí seria interessante você comprar uma impressora Epson L1300.
Temos aí mais uma dúvida, a L1300 ou a L1800?
Esse vídeo foi gravado em abril de 2019 e essas duas estão à frente das outras no mundo da sublimação.
Na sublimação qual seria a marca de impressora mais indicada?
No momento seria a Epson, sendo que ela não é uma impressora sublimática, ela é uma impressora convencional e nós vamos colocar nela uma tinta especial, a tinta sublimática.
Então a primeira dica é que seja uma impressora Epson da linha L, sendo que não indicamos que você coloque garantia estendida, pois quando você coloca a tinta sublimática, automaticamente você perde a garantia. É um risco que corremos porque ainda não existe no mercado uma impressora de pequeno formato específica para sublimação, elas existem apenas para o grandes formatos, por esse motivo fazemos essa adaptação.
Outra dúvida é em relação ao bulk ink. O bulk nada mais é do que a alimentação contínua de tinta. Antigamente tínhamos cartuchos com 8 a 10ml de capacidade, agora, por exemplo, a L120 tem um ecotank com capacidade para 120ml de tinta, mas isso não é o que vai fazer a sua impressora servir para sublimação.
O que vai fazer com que a sua impressora seja ideal para ser utilizada na sublimação é a tecnologia da cabeça de impressão, chamada micropiezo, onde os cartuchos são separados da cabeça de impressão, não gerando tanto calor junto a ela, para que a tinta não vire gás, que é o que acontece no processo da sublimação.
Concluímos nesse caso que você não deve comprar a impressora por causa do bulk ink e sim por conta da tecnologia micropiezo da cabeça de impressão, presente nas impressoras Epson.
Mais uma dica importante! Não é que você não possa, mas evite comprar impressora usada. Quem está saindo do mercado e vende uma impressora, provavelmente está com essa impressora parada em casa não se sabe por quanto tempo e, por esse motivo, o risco de danificar a cabeça de impressão é alto, e a cabeça de impressão é o coração da máquina.
O que precisamos entender ao avaliar as impressoras para compra?
Será necessário verificar as seguintes especificações: impressora com apenas 4 cores, tecnologia da cabeça de impressão micropiezo, tamanho mínimo da gotícula, resolução máxima de impressão.
Aqui mostramos as características das impressoras:
Epson EcoTank L375, Epson EcoTank L380, Epson EcoTank L395, Epson EcoTank L396, Epson EcoTank L4150, Epson EcoTank 3150, essas todas no tamanho A4 e as Epson EcoTank L1300, Epson EcoTank L1800, essas no tamanho A3.
Nas impressoras mostradas as especificações são praticamente as mesmas, mudando apenas um detalhe ou outro, como o acesso via wi-fi. Mostramos aqui que, tecnicamente, para você escolher a sua impressora com o objetivo de trabalhar na sublimação não tem muito mistério.
Eu indico, se você tiver camisetas para trabalhar no seu nicho de atuação, a L1300.
Uma outra dúvida que recebo, digamos que você tem uma L380 e trabalha ela na tinta convencional, para trabalhos em casa, impressões acadêmicas. Posso utilizar ela para a sublimação? Sim, pode. Mas, se você não tiver condição tecnicamente de fazer, solicite ajuda profissional para remover toda a tinta do EcoTank. Ele fará a eliminação total de tinta para extrair o máximo possível dessa tinta corante e depois incluir uma boa tinta sublimática, que tenha boa fluidez, o que vai te possibilitar ter um extrato bem estampado.
Espero que esse vídeo tenha contribuído para esclarecer as suas dúvidas sobre qual impressora sublimática, escolher. Basta alguns cuidados, definir muito bem o teu nicho de atuação e isso também é válido para te ajudar na hora de escolher a sua prensa.
Assista esse vídeo!
Curta, mas também comente!
O seu comentário é muito importante para que possamos trazer cada vez mais conteúdos que possam ajudar você a obter sucesso no seu negócio!
É muito bom seu blog