Ponto da sublimação
Uma dúvida frequente que sempre buscamos saber é o ponto da sublimação, ou seja, em quanto tempo e qual a temperatura ideal para que ela ocorra com qualidade em um tecido.
Eu, P.H., particularmente costumo trabalhar com temperaturas iguais ou superiores a 180o C.
Um bom exemplo são os filmes de recorte para sublimação da www.flexfilmes.com.br. Com eles trabalhamos com a configuração de 185oC por 40 segundos, sendo esse o ponto para que a sublimação ocorra nesse material.
Porém, como trabalhamos com vários tipos de substratos, espessuras, gramaturas, texturas, o ideal é não ter um padrão para esse ponto exato. Quando trabalho em camisetas de malha PP, por exemplo, a 200oC por 30 segundos, eu vou ajustando a partir daí, de acordo com a necessidade.
Quando acontece de um tecido PP ficar com uma tonalidade amarelada, significa que ele não está suportando o calor aplicado. Nesse momento faço o processo que costumo chamar “inversamente proporcional”, ou seja, sempre que eu preciso baixar a temperatura, eu aumento o tempo. Nessa situação eu diminuo a temperatura para 190oC e aumento o tempo em 4 segundos, esse seria o ponto da sublimação para este caso, entendeu?
Quer trabalhar com sublimação?
Então prepare-se para enfrentar os desafios, pois não existe um manual pronto com todas as informações. Existem vários fatores que interferem para que uma estampa aconteça de fato, até mesmo a energia do local vai interferir no processo.
Podemos concluir com isso que até pode existir o ponto da sublimação, a hora que ela ocorre, assim como a água entra em ebulição com 100oC, mas apenas a evaporação da tinta não será garantia de uma boa estampa. Por isso e acima de tudo, faça testes, muitos testes.
Vou deixar para vocês algumas referências que eu utilizo:
Azulejo 20×20 – 180oC por 450 segundos, sendo feito com o azulejo virado para baixo;
Camiseta em malha PP – 200oC por 30 segundos;
Quebra-cabeça – 200oC por 45 segundos;
Squeeze de alumínio – 200oC por 120 segundos.
Em nosso curso online, SUBLIMAÇÃO DO ZERO, gosto de trabalhar a ideia de como chegar na temperatura dos seus produtos e não ficar engessado com tabelas e tabelas.