O fato da sublimação ocorrer somente na fibra sintética, ou seja, no poliéster, deixam muitas pessoas limitadas em alguns trabalhos.
Estamos evoluindo e logo essa questão de sublimação no algodão deixará de ser uma problemática.
Nesse artigo, iremos falar um pouco sobre a sublimação em OBM. É uma das técnicas que temos atualmente para realizar a sublimação em algodão.
Costumo falar no Curso de Sublimação, que todas as técnicas possuem suas vantagens e suas limitações, e uma vai complementando a outra. No caso da sublimação, a limitação será por conta do processo acontecer somente no tecido poliéster.
Algumas dúvidas sobre a sublimação, é geralmente se precisa ser 100% poliéster.
Na verdade, quanto maior o percentual de poliéster no tecido, mais “viva” vai ficar ficar a imagem, veja o caso do tecido PV ou malha PV, ele possui geralmente 67% de poliéster e 33% de viscose. ( pode variar de acordo com o fabricante ).
Nesse caso a estampa pode ficar um pouco mais claro, uma vez que ao poliéster não é 100% como a Helanca ou PP. Em um outro artigos podemos falar de tipos de tecidos.
Bom, mas voltando para a sublimação no algodão, nesse caso usamos o OBM.
O que é OBM
É um tecido poliéster com uma cola termo-ativa, ou seja, ela vai ter a função de servir de base Branca para a sublimação aparecer na camiseta na cor preta no caso, e de algodão onde a sublimação não iria fixar.
A forma ideal de sublimar o OBM é fazer o processo de uma vez só, colocando a camiseta na prensa, o OBM em cima, e o papel com a estampa, “prensa” tudo de uma vez só. Ideal, solicitar a forma de aplicação ao fabricante.
Nesse caso, utilizamos um OBM chamado toque zero, ele infelizmente não permite ir em uma plotter de recorte, como a silhouette, assim, teremos que realizar a arte de acordo com a proporção do OBM.
Outros tipos, podem sim ser cortados em plotter ou até mesmo na tesoura, conseguindo realizar um trabalho mais detalhado.
É isso, OBM funciona, mas uma das dicas que posso deixar, é sempre usar o que se vende, nesse caso eu estou usando uma camiseta com estampa em OBM para simular na prática o que o meu cliente terá em mãos.
Deixe seu comentário nesse artigo, assim poderemos gerar mais conteúdo como esse.
Grande abraço e até a próxima.