Você já pensou na possibilidade de Trabalhar de Graça na Sublimação?
Estou falando em pegar, literalmente, os seus produtos personalizados e entregar de graça para alguém. Será que dá para tirar algum proveito dessa ação?
Resolvi trazer este assunto porque alguns comediantes foram fazer uma apresentação no navio do Neymar, para um público formado por bilionários e não cobraram cache e isso gerou uma polêmica em um podcast.
Vamos começar desafiando a noção de trabalhar de graça. Vou citar alguns exemplos reais e examinaremos os prós e os contras de trabalhar de graça na sublimação. É um gesto nobre ou um erro empresarial?
Vamos descobrir!
A primeira história é minha.
Um dia, fui contactado por uma rede de farmácias para fazer uma ação de canecas personalizadas na hora, em uma festa de 50 anos do dono.
Eu nunca tinha feito um trabalho assim, mas sabia que para dar tudo certo eu precisaria levar muito material extra para não ter problemas, então levei tudo em triplo: 3 impressoras, 3 cabos de força e assim por diante.
Como eu sabia do trabalho e responsabilidade que teria, estipulei um valor e decidi que abaixo disso eu não aceitaria fazer.
No momento da negociação ele me propôs um valor muito abaixo do que eu havia imaginado.
Mas entendi que na festa estariam muitas pessoas importantes, como gerentes de marketing de grandes empresas como: Johnson & Johnson, Nestlé, políticos, cantores, etc. Então eu aceitei, pensando que seria uma boa oportunidade de mostrar o meu trabalho para essas pessoas. E foi o que aconteceu!!! O trabalho ficou ótimo, todo mundo adorou e eu consegui vários contatos e encomendas depois da festa.
A outra história que trago para ilustrar é de um amigo próximo que começou com uma pizzaria, na mesma época que comecei com canecas.
A ideia dele era fazer pizzas nas residências das pessoas, em eventos.
Um dia ele recebeu a proposta de fazer pizzas, de graça, numa festa promovida pelo cantor Wesley Safadão. E ele aceitou.
Hoje ele é o pizzaiolo das estrelas! É bastante requisitado para eventos, cobra o que ele acha justo e as pessoas pagam, porque enxergam qualidade no trabalho dele.
O que essas histórias nos ensinam?
Por menor que seja a sua empresa, se você quiser crescer, precisa destinar uma verba mensal para marketing.
A cada mês você pode destinar essa verba em uma ação diferente, pode ser, por exemplo: em panfletos, Google ADS, TikTok ADS, Pinterest ADS, pode contratar um influenciador digital etc
No caso citado no início do post, provavelmente os comediantes tinham uma verba de marketing definida e destinaram essa verba indo a um cruzeiro apresentar o trabalho deles, você pode usufruir da mesma estratégia, bem definida e pensada, trabalhar de graça na sublimação, em alguns casos pode ser uma boa estratégia de divulgação da sua empresa ou serviço.
Deu para entender a estratégia?
Mas tudo isso tem que estar na ponta do lápis! Se uma pessoa tem uma verba de marketing, pode apostar onde quiser, onde visualizar, que vai trazer mais resultado.
Então, trazendo para a nossa área, se estamos falando de verba de marketing e de planejamento, uma ação interessante pode ser: usar essa verba mensal para investir em produtos como canecas ou camisetas, conforme o produto que você trabalha, e visitar locais onde você já frequenta como: a padaria, uma clínica médica, a academia, tentar conversar com um gerente ou até mesmo o dono e ofertar um produto.
Observe em quais locais vai gerar a reciprocidade.
E como em todas as ações de marketing você precisa observar o ROI – Retorno sobre Investimento – pode ser um retorno imediato ou pode ser um retorno em uns 6 meses.
Mas o importante é fazer ações de marketing e mensurar para saber quais ações trazem mais retorno, e na sugestão que acabei de citar, saber se vale a pena trabalhar de graça na sublimação.
Assista ao vídeo “Trabalhar de Graça na Sublimação?!” e verifique se fazer uma ação dessas faz sentido para você e para sua empresa de personalizados.