O azulejo na sublimação, faz parte do seu nicho de atuação?
Aqui em Fortaleza, por exemplo, tem uma barraca que comercializa 200 azulejos semanais, fazendo fotos dos turistas assim que eles descem dos ônibus.
Se o azulejo pertence ao seu nicho, ótimo! Mas se você não conhece ou tem dificuldade de personalizar, nesse vídeo a gente vai fazer o azulejo perfeito, sem deformidades, em três passos.
Azulejo é um substrato muito legal, muito bacana, porém algumas pessoas têm dificuldade em personalizar. Eu acredito que uma dessas três dicas ou as três serão suficientes para apagar da sua mente o mito de que o azulejo não seria algo interessante para trabalhar na sua empresa.
A dica número um é sobre a arte que você vai utilizar. A maioria dos azulejos tem na borda um leve declínio, então se você coloca algum texto nessa área ele vai sair trêmulo. Se a sua arte precisa de texto, avance um pouco o texto para a parte de dentro do azulejo, não deixe ele nas bordas, deixe as bordas apenas para a tinta tingir e deixe a arte na parte mais central do azulejo.
A dica número dois eu vou mostrar na prensa, nós vamos trabalhar a questão da pressão. Quando colocamos o azulejo na prensa, nada garante que ele está 100% plano, geralmente ele quebra. Eu coloco uma espécie de amortecedor, no meu caso uso um mouse pad, mas pode ser um tecido dobrado, algo que amorteça quando exercemos a pressão no azulejo ao fazer a sublimação. Esse amortecedor permite que a gente coloque uma pressão bacana, de média pra forte, e trabalhe o azulejo sem quebrar.
Colocarmos ele de cabeça pra baixo, essa é a terceira dica, pois quando fazemos ele virado para cima, com o calor a resina de poliéster pode estourar. Então a dica é colocar ele voltado para baixo e dobrar esse tempo, diminuindo um pouco o calor. O azulejo vai “cozinhando” na verdade, e, em vez de ser tão agressivo com o calor na chapa diretamente na resina, nós viramos ele pra baixo e vamos trabalhar com a temperatura de 180o e o tempo de 450 segundos porque nesse caso aqui o tamanho é de 20×20 cm.
Cheguei nessas três dicas ao longo desses anos na sublimação e, acredito que, seguindo o passo a passo, você terá outros resultados com os azulejos personalizados.
Assista esse vídeo!
Curta, mas também comente!
O seu comentário é muito importante para que possamos trazer cada vez mais conteúdos que possam ajudar você a obter sucesso no seu negócio!