Qual escolher? Existe a melhor? E o tamanho, como definir?
Essas e outras dúvidas de impressoras na sublimação iremos responder aqui nesse artigo.
No curso de sublimação do zero, uma das modalidades é justamente sobre impressoras, entretanto para escolher a impressora para trabalhar, temos que nos atentar em outras questões e não somente saber mexer na impressora.
Importante
Antes de tudo, é bom frisar, que no momento (maio de 2019) não temos no mercado de pequenos formatos uma impressora sublimática, e sim, impressoras Epson, que usamos na sublimação.
Assim, é importante saber que não existe garantia de fábrica uma vez que colocamos a tinta sublimática. Algumas Lojas contemplam por conta própria essa garantia, se utilizar a tinta que eles recomendam, mas da Epson mesmo, não teremos essa segurança. E garantia estendida, se faz desnecessário.
O termo impressora sublimática é para um fácil entendimento do público em geral, mas isso só seria de fato verdadeiro em grandes formatos, como plotter.
Tamanho da impressora
Nesse momento, precisamos ter definido muito bem a área de atuação, e lá que teremos a certeza de qual tamanho adquirir, eu como no início foquei nas canecas para sublimação, ou seja, não precisava de estampas grandes, preferi comprar impressoras de tamanho A4, hoje podemos mencionar as ( L396, L4150, L3150, e outras)
Em um vídeo, explico como podemos imprimir um tamanho maior em nossa impressora A4, depois conferir aqui!
Se caso, são camisetas, almofadas maiores e outras peças, realmente será interessante adquirir uma Epson L1300, ela além de nos proporcionar mais liberdade, é uma impressora mais robusta, aguenta bem uma demanda para a gente do pequeno formato.
Um caso, de quanto a gente não defini com o que quer trabalhar, a impressora L1300, ela custa hoje no mercado em torno de 3x mais que uma impressora A4 como uma L4150.
Têm que ser EPSON
O motivo para ser Epson, é a tecnologia da cabeça de impressão MicroPiezo, a tinta sublimática só deve entrar no calor, na hora que vai para a prensa térmica, portanto, a Epson, possibilita que a tinta fique nos cartuchos separados da cabeça de impressão, coisa que não ocorro com as demais marcas.
Série L Epson
Essa série, é a mais indicada no momento, elas possuem o ecotank (bulkink) e assim não precisamos adaptar esse acessório.
Alerta
Não é por conta do bulkink, esse sistema é apenas para alimentar os cartuchos de tintas de forma continua, e isso, outras marcas também possuem.
Impressora Usada
Não que você não possa comprar uma impressora já utilizada na sublimação, entretanto, essas impressoras quando estão na situação de vendas por parte de outros usuários, geralmente estão paradas, sem uso, dentro da casa ou empresa desse indivíduo que está saindo do mercado ou trocando por outra impressora, assim, acredito ser melhor comprar uma impressora nova de fato.
O que observar em uma impressora para sublimação
Resumidamente, podemos falar que a impressora deve ser EPSON, o tamanho você vai escolher de acordo com a sua ideia de negócio, tamanho A3 para camisetas e outros artigos grandes, tamanho A4 para algo menor, como camisetas, squeeze , mouse pad, quebra cabeça. O ideal é ela ter 4 cores ( magenta, Cyan, Black e Yellow) ter 3 picolitros e uma boa resolução de impressão.
Mas, por exemplo, quando faço de nicho não é à toa, vejamos o caso da impressora L120, ela não possui uma resolução alta em suas configurações, mas atende muito bem ( inclusive tenho duas) quando se trabalha em pequenos tamanhos, faço canecas, pedras, mouse pad e até mesmo camisetas com ela, tenho ótimos resultados, ela possui algumas limitações como a não troca de tipo de papel, ela sempre está marcado como papel COMUM, que isso também não temos grandes problemas, pois é a configuração que eu uso com o perfil de cor da tinta Gênesis. É o tipo de papel e não o papel de fato, em um outro artigo falo sobre papeis sublimáticos.
Bom, é isso, impressora sublimática não é difícil de se fazer, isso mesmo, fazer, temos que adaptar, colocando a tinta sublimática nela, só temos que entender um pouco o porquê de cada detalhe.
Se gostou desse artigo, curta, compartilhe e comente, em cima de seus comentários é que saberemos quais dúvidas ainda estão precisando de uma resposta tudo bem?
Grande abraço e até a próxima.