Tecidos na sublimação! Qual é o tecido, P.H., que vai “pegar”, que vai ancorar melhor a tinta sublimática?
Na verdade existe um leque enorme, mas nesse vídeo eu separei 7 e, além de falar qual tecido, eu vou mostrar a peça na prática, aonde ele foi aplicado.
A sublimação ancora, tinge, produtos que tem poliéster na sua composição, quanto mais poliéster mais viva vai ficar a sua imagem, à medida que o percentual de poliéster, aumenta, a qualidade da sua estampa fica melhor.
Aqui nesse vídeo, além de dizer quais tecidos, eu quis mostrar alguns porque já trabalhei em vários nichos, o meu nicho sempre foi o rock n’roll mas eu atuei também com a criação de marcas e vou mostrar aqui alguns produtos que eu criei e outros que vão te permitir entender um pouquinho como acontece antes de você conhecer o tecido e aplicar em algum nicho. Diga-se de passagem que, quando você for adquirir tecidos ou algum material em lojas vá pela composição do tecido. Geralmente tem uma tag com o vendedor e ele vai te dizer quanto de poliéster tem aquele tecido.
É até interessante, quando você quer alguma ideia pra um produto, ir nas lojas de tecido e perguntar o que é que tá saindo para sublimação, os vendedores sabem por conta da procura.
Separei aqui alguns produtos, o primeiro você encontra com o nome de suplex. É uma peça de banho infantil mas eu utilizei muito esse tecido aqui porque ele possui uma elasticidade, eu fiz com ele muitas calças legging. Ele tem uma elasticidade que modela o corpo e é poliéster, então esse aqui é o suplex, pode ser usado em peças de banho ou para calças legging.
Outra peça é o cetim. Nesse caso aqui é uma lixeirinha de carro ou porta celular e o material por trás do cetim é o nylon 600 ou pvc 600, é como se fosse uma lona, você faz a chamada dublagem, mesclando os dois tecidos.
Veremos agora a helanca, que é um tecido muito utilizado para material esportivo. Inclusive hoje você já tem a composição helanca mais filme de recorte, temos até um vídeo aqui no canal mostrando como trabalhar com o patch. O tecido pode ser encontrado como helanca, helanquinha, helanca light, são os termos utilizados que você vai encontrar e é um tecido bem legal para trabalhar material esportivo.
Agora aqui a malha PP, que é o que a gente mais vê nas lojas de sublimação e é muito utilizado para as camisetas, se você quer trabalhar camisetas na sublimação, geralmente você vai trabalhar com esse tecido, o PP.
O Oxford é um tecido que eu já trabalhei fabricando sapatos, em 2016. Eu sublimava o tecido e entregava para o sapateiro fechar a peça. As almofadas com Oxford ficam muito legais também.
Pra quem quer trabalhar com as t-shirts, aqui temos o flamê. Ele se caracteriza pelo fato do tecido ser rajado, tendo a opção mais fino, mais espesso, mas tendo sempre como característica ser bem rajado.
A última opção que trago pra vocês é o tactel. Eu não tenho aqui nada em tactel mas é muito comum ver esse tecido em bermudas de surf, por exemplo. Tenho aqui algumas amostras da tinta Gênesis que eu trouxe para mostrar pra vocês. Ele tem um aspecto levemente acetinado, é um ótimo tecido para trabalhar a sublimação porque tem a trama bem fechada e tem um ótimo resultado.
Tudo que estou passando, dá a vocês várias opções. Não é que o flamê é só pra t-shirt, nem o oxford é só pra sapato, são trabalhos que eu fiz e trouxe como opção pra vocês. A sublimação tem um leque de opções enorme, cabe a você definir o seu nicho de atuação.
Existem vários outros tipos de tecidos que vocês podem utilizar na sublimação, mostrei aqui apenas alguns. Se atente a composição, poliéster, e se atente também ao que você precisa no seu nicho de atuação. Aqui são apenas algumas opções em que eu apliquei a sublimação.
Assista esse vídeo!
Curta, mas também comente!
O seu comentário é muito importante para que possamos trazer cada vez mais conteúdos que possam ajudar você a obter sucesso no seu negócio!